quarta-feira, 12 de maio de 2010

"A última noite de um bamba" - Geraldo Pereira em foco.




Um dos grandes nomes da história do samba, o compositor juizforano Geraldo Pereira é o tema do espetáculo “A última noite de um bamba”. A partir de uma abordagem multimídia que lança mão de música, elementos de teatro e vídeo, o espetáculo tem na dança sua linguagem central, e se propõe, através desse conjunto de expressões, a narrar os últimos passos do compositor, nascido em 1918 e morto em 1955.

As coreografias mostram o funcionamento da gafieira, seu cotidiano, seu estatuto de comportamento social. Além, é claro, dos fundamentos da dança de salão, sua complexidade por ser uma dança compartilhada com o outro, seus códigos como a ”ronda”, o convite para dançar, o cavalheirismo, a feminilidade exigida.

Nascido em Juiz de Fora, Geraldo Pereira foi um dos inovadores da música brasileira, criando o samba sincopado que seria uma das influencias fundamentais da bossa nova. Compos grandes clássicos como “Sem Compromisso” e “Falsa Baiana”, “Acertei no Milhar”, “Escurinha” e “Bolinha de Papel”.

“A última noite de um bamba” fica em cartaz durante todo o mês de maio, no espaço de dança “Estação Cultural” sempre aos sábados e domingos, às oito e meia da noite. O Estação Cultural fica na Praça da Estação, Rua Halfeld , 235 (Juiz de Fora - MG). Outras informações podem ser obtidas pelo Telefone: (32) 3216-1742.

Nenhum comentário:

Postar um comentário