quarta-feira, 19 de maio de 2010

Erasmo Carlos - De volta ao rock



O palco do teatro Central recebe no próximo dia 21, sexta-feira um dos pioneiros do rock brasileiro, aos 68 anos em um de seus momentos de grande forma como compositor. O cantor vem com a turnê de divulgação de seu ótimo “Rock’n’roll”, álbum em que o Erasmo volta às suas origens roqueiras, com bom gosto, toques de modernidade e principalmente, ótimas canções. A turnê que iniciou-se no final do ano passada é a primeira do artista, após cinco anos fora dos palcos.

O show logicamente deve contar com clássicos do naipe de “Detalhes” e “Sentado à beira do caminho”, mas poder conferir ao vivo novo um lote de excelentes canções, promete boas emoções, como diria o parceiro Roberto.

Seu mais recente CD, “Rock’n’roll”, o coloca de novo na devida posição de personagem fundamental da nossa tradição músical, mas sem a acomodação que possam estar associadas a um posto tão confortável. O com um espírito renovado e inquieto, embora fiel a à sua essência, o álbum volta a provar que o principal alicerce do estilo são as boas canções.

Seja nos momentos em que assume música e letra, como Jogo Sujo ("Com a dama escondida na manga/ O mundo me chamou pra jogar/ Vítima de tal esperteza/ Pus a vida na mesa e resolvi topar/ Apostei no risco/ Paguei e não vi/ Morri na praia/ E além de morrer sofri"), ou em parcerias bem entrosadas, com nomes como, Nelson Motta, Chico Amaral, Liminha, Patrícia Travassos e Nando Reis – o que se houve é um Erasmo em sua melhor forma como compositor. Lirismo, auto-ironia, declarações de amor às mulheres e ao rock’n’roll, estão na pauta em melodias e versos certeiros.

A produção do (também veterano) Liminha, é inteligente e sensível ao dar sutis toques de modernidade às canções, ao mesmo tempo em que preserva a essência sessentista do roqueiro, revalorizada e lapidada, e contando traçando uma ponte com a nova geração através da participação dos novatos da banda retrô “Filhos de Judith”, que se destacam principalmente pelas ótimas vocalizações.

E já que citamos a parceria, vale comentar que com tantos holofotes apontados durante décadas sobre a estrela de seu principal parceiro, Roberto Carlos, talvez Erasmo tenha ficado um pouco obscurecido se levarmos em conta a contribuição que o artista tem dado a música brasileira.

Sem esquecermos sua parceria com o “Rei”, sua carreira marcada pela inquietude por guinadas inesperadas, fizeram dele sempre um personagem único no rock brasileiro, e provavelmente o que melhor transcendeu os limites da Jovem Guarda. “Rock’n’roll”, vem reforçar a certeza da importância do músico e traz bons ares ao rock brasileiro com poesia e atitude.

O show de Erasmo Carlos, acontece na sexta, dia 21, às 21h, no Cine-Theatro Central. Outras informações pelo telefone (32) 3215-1400.

Para ouvir:
http://www.coqueiroverderecords.com/erasmocarlos/erasmocarlos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário