sábado, 1 de maio de 2010
Pedro Santos - Krishnanda (1968)
Bom... a idéia inicial de fazer esse blog era de postar comentários, sem exatamente uma pretensão crítica, sobre sons encontrados pelo “Myspace” (daí o nome “pelo espaço”) que me impressionassem por algum motivo e que me parecessem que valesse à pena compartilhar. No entanto respeitando o direito à contradição, já começo fugindo a idéia inicial, em função do impacto e estranheza causado pelo álbum em questão (daí o acréscimo dos “outros sons” ao título do blog).
Descobri esse disco de 1968 por aplicação do blog ‘Brazilian Nuggets” e chapei com a originalidade do som, das letras (de misterioso tom místico) e com a constatação do desconhecimento histórico em torno de um trabalho, que, se parece um estranho no ninho em relação à época em que veio à luz, não me parece que seja menos especial passado todo esse tempo.
Permitindo-se uma liberdade rara, Santos alia idéias harmônicas da bossa-nova, swing e arranjos de metais do jazz e do samba-jazz,formas musicais que se aproximam do pop africano e de elementos de música indiana. Um destaque especial é uso primoroso da percussão, lançando mão de kalimbas, chocalhos d’água, berimbaus, tambores, e xilofone na maioria das vezes, de forma bastante peculiar.
Emolduram ainda a voz áspera do cantor, orquestrações usadas com rara sensibilidade, indo de ataques de metais que remetem ora a tradição de Orquestras como a Tabajara, ora a arranjos do Modern Jazz Quartet e em momentos mais épicos, a orquestrações wagnerianas.
Segundo os textos postados no blog em “Brazilian Nuggets”, poucas são as informações sobre Pedro Santos e sua trajetóra, ou sobre o próprio álbum Krishnanda, assim o melhor é ouvir e tirar suas próprias conclusões.
Boa audição!
Onde conferir:
http://brnuggets.blogspot.com/2010/01/pedro-santos-krishnanda-1968.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário