quinta-feira, 5 de agosto de 2010

BRUNO TULER E O CHIQUEIRO ELÉTRICO



O compositor do mês da Edição de Agosto do Encontro de Compositores, faz sua estréia em palco (fora as participações mensais no Encontro), mas já vem acumulando um bom currículo em parcerias espalhadas pela cena musical de Juiz de Fora. Atuando principalmente como letrista, Bruno Tuler tem versos registrados em canções feitas com Roger Resende, Lucas Soares (Darandinos), Fred Fonseca, Dudu Costa, Hudson Coelho, Edson Leão, Jorge Silva, Arnaldo Huff, Laise Reis, Anderson Fofão e Ricardo Aguiar.

Um comentário que tem que ser feito, embora possa a princípio parecer desvinculado de seu trabalho musical, é que, além de entusiasta da música, o compositor é historiador de formação e vocação e une naturalmente as duas áreas, no seu processo de pesquisa, o que acaba por se refletir na gama de referências a vários estilos e períodos (apesar da ênfase nos 70) que se sobrepõem nas composições e arranjos que integram esse pocket-show.

Acompanhado pela banda “Chiqueiro Elétrico” (nome herdado do projeto - por hora, adiado - de trabalhar o improvável conceito: “psico-punk-rural”), o show passa por referências ao rock rural, progressivo, blues, Led Zeppelin, Pink Floyd, Clube da Esquina (influência explicitada e homenageada pela foto de divulgação, clara referência ao antológico disco coletivo de Beto Guedes, Toninho Horta, Novelli e Danilo Caimmy, de 73), Chico Buarque, Boca Livre e chega até o som contemporâneo de Bandas como Coldplay, Radiohead e Muse. Mas apesar da irreverência do nome da banda, um dos pontos fortes do repertório é o lirismo que perpassa boa parte das letras, embora com direito a momentos de ironia e nonsense.

Garantindo a lisergia-urbano-rural, o show de Bruno Tuler e o “Chiqueiro Elétrico”, recupera também o conceito setentista de “super-banda”, ao reunir um time de instrumentistas e vocalistas que já contam com uma boa estrada: Anderson “Fofão” Guimarães (bateria e vocal – “Los Kactus”), Danniel Goulart (guitarra e vocal – “Eminência”, “FBI” e “Sambavesso”), Dudu Costa (violão e vocal – “Sambavesso”), Fred Fonseca (contrabaixo e vocal – “Ferro Velho” e “Pampas Geraes”) e a participação especial de Edson Leão (vocal).

A Edição de Agosto do Encontro de Compositores acontece na próxima segunda, dia 09/08/2010, no Bar Cai & Pira, às 21 h, na rua Roberto Stigert n.16, no bairro São Pedro (tel.3232-5881).

Após o pocket show, o palco fica aberto para quem queira apresentar até duas canções autorais, podendo haver nova rodada mais tarde. Com mais de três anos de atividade o Encontro tem funcionado como uma trincheira de resistência e divulgação de propostas autorais, além criar um espaço de intercâmbio entre compositores, instrumentistas e público.

3 comentários:

  1. Ai Manero em Bom paks.

    By:Rajane de Almeida Cassiano

    Ai Bruno nao sabia que vc sabi compor.^^

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. é Bruno vou ter que concorda com o raj ñ sabia q vc é compositor
    Hérica Grazielle Resinente Condé =p

    ResponderExcluir