quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CD "AMANHÃ" COMPLETA TRILOGIA DE ESTÚDIO DE SÁ, RODRIX E GUARABYRA COM INÉDITAS EM GRANDE ESTILO



Uma ótima dica de trilha sonora para as viagens pelas estradas do Brasil é o belo disco “Amanhã” do trio Sá, Rodrix e Guarabyra. O álbum completa a trilogia dos trabalhos de estúdio do grupo, que surgiu nos anos 70 e se consolidou como um dos mais importantes do período, sendo considerado o criador do gênero rock rural, que uniu elementos do folk rock, do blues, do e do psicodelismo à musicalidade e às temáticas e paisagens rurais brasileiras.Apesar de gravado em 2008, esse último registro do grupo teve seu lançamento adiado até o primeiro semestre de 2010, em função da morte do cantor, compositor e instrumentista Zé Rodrix, no ano passado.

Depois de produzir dois álbuns antológicos - “Presente, passado e futuro” de 1972, e “Terra”, de 1973, o grupo se separou, com Zé Rodrix partindo para uma bem sucedida carreira solo, e mais tarde se dedicando à publicidade, enquanto Sá e Guarabyra mantiveram a parceria como dupla. O reencontro do trio só se deu em 2001 para um show no Rock in Rio III e que acabou representando a volta do projeto e resultou em um ótimo CD ao vivo, numa série de shows e nesse terceiro álbum de estúdio.

Reunindo só canções inéditas, o resultado tem tudo para agradar os fãs do grupo e da boa música brasileira, trazendo de volta os ótimos arranjos vocais e instrumentais, letras afiadas, muitas vezes com um teor crítico e boas doses de ironia, outras com um lirismo romântico bem dosado. Um disco digno de ser colocado ao lado das melhores produções dos três artistas.

Destacam-se faixas como o “Dia do Rio”, que remete ao melhor estilo ecológico rural das produções setentistas do grupo; o "blues-rural" viajante "Sonho triste em Copacabana", a apocalíptica, bem humorada e surpreendentemente leve “Novo Rio”; a força pop com tons roqueiros de "Caminho de São Tomé"; assim como a bela balada "Nós nos amaremos", e a tocante “Amanhã”, que dá título ao disco.

Mas independente dos destaques, a totalidade de álbum mostra que 35 anos depois de sua estréia em disco, o grupo conseguiu reencontrar sua força criativa e fechar em grande estilo uma inspirada trajetória que promete ter sua seqüência através do trabalho da dupla Sá e Guarabyra. É também um belo tributo a Rodrix, artista que deu uma contribuição e tanto à música brasileira, seja no trio, seja em sua carreira solo, que produziu clássicos como “Casa no Campo”, ou em outros projetos fundamentais, como os grupos Som Imaginário e Joelho de Porco.


Para conferir (e depois adquirir) segue abaixo o link do blog “Um que tenha”.
http://umquetenha.org/uqt/?cat=294

Um comentário:

  1. Adoro o trabalho deles. As letras retratavam vários temas, na medida! Muito legal o texto. Fiquei super curiosa para ouvir o CD.
    Abração

    ResponderExcluir