quarta-feira, 9 de junho de 2010

VALÉRIA LEÃO NO POCKET SHOW DO "ENCONTRO DE COMPOSITORES"




A edição de junho do ENCONTRO DE COMPOSITORES, acontece na próxima segunda-feira (dia 14 de junho), a partir das 21 horas no bar Cai e Pira, em São Pedro. e como pocket show de abertura, o Encontro de Compositores deste mês, recebe a poética urbana da letrista e cantora Valéria Leão. Atualmente integrando o grupo “Pampas Geraes”, Valéria iniciou sua trajetória com participações e premiações em Festivais Estudantis que incluíam as categorias de melhor música e melhor letra. Também destacou-se, como responsável por algumas das composições mais marcantes da primeira fase da banda Eminência Parda.

Partindo a seguir para um caminho solo em shows autorais em parceria com outros compositores, como Nathalie Borges, Marcelo Correa e Edson Leão. Nessa primeira fase, seu trabalho traçava uma inusitada ponte entre a MPB e suas influências da cultura pós-punk dos anos 80 (Smiths, Joy Division, Echo and Bunnymen, Fellini, entre outros) , e incluía referências ao cool jazz, à bossa nova, e a seu derivado pop, a “new bossa”, de grupos como Style Council, Everithyng But The Girl e Sade Adu.

Além das letras densas e poéticas se destacavam os arranjos com toques experimentais em parceria com músicos como Paulo Beto (mais tarde, Anvil FX), Wesley Carvalho, Knorr, Luciano Calvário, Édimo de Almeida, entre outros. São desse período algumas das produções mais originais e inspiradas da artista, como a densa e irônica “O Maravilhoso Mundo de Walt Disney” e a enigmática e onírica “O Mal da Lua”, todas infelizmente, sem nenhum registro fonográfico, como quase toda produção juizforana do período.

Novas parcerias foram surgindo com outros compositores juizforanos, como Fernando Gaio, Eugênio Dutra e Hudson Coelho. As parcerias com Hudson acabaram desembocando, nos anos 90, na montagem do espetáculo “Além da Noite”, só com composições de Hudson Coelho em parceria com Valéria e com os letristas Itamar Dias e Edson Leão. Em 94 participou da gravação do primeiro CD da banda Eminência Parda, dividindo os vocais de Frio e Febre e nos vocais de apoio de Linhas Cruzadas. Fez também nova participação vocal no segundo álbum da banda “Cidade Sob a Chuva”, na música “Estilhaços”, nova parceria sua com Hudson Coelho.

Ainda ao lado do irmão Edson, e do músico arranjador e produtor Adalto Villela iniciou, já no começo da década passada, o projeto Trívia, que deixou como registro a bela gravação de “Aquele Caso Platônico”, romantismo contemporâneo e sintético, com referências a Beach Boys, Burt Bacharah e musicais hollywoodianos. Como cantora, participou ainda do Grupo Rua Hum e atuou em vários bares de Juiz de Fora ao lado do cantor, compositor e violonista Adalto Carvalho.


No pocket show Valéria Leão será acompanhada pelos músicos Wesley Carvalho (violão e vocal), Fred Fonseca (baixo e vocal), Anderson “Fofão” (percussão, flauta e vocal) e Édimo de Almeida Pereira (clarinete e vocal).
Encontro de Compositores - Após o show de abertura, o palco do Encontro fica aberto a quem queira se inscrever na hora, para apresentar até duas canções autorais. O encontro de compositores acontece toda segunda segunda-feira de cada mês e tem o objetivo de contribuir para a divulgação da produção dos compositores locais, além de criar um espaço de intercâmbio entre os mesmos. Vale lembrar que o Encontro de Compositores acontece no Bar Cai e Pira, em São Pedro. e que o pocket show de Valéria Leão acontece à partir das 21 h.
Algumas músicas da compositora em parceria com os grupos TRIVIA e Eminência Parda, podem ser conferidas na página do encontro no myspace:
www.myspace.com/encontrodecompositoresjf

Nenhum comentário:

Postar um comentário